Experiência com o Ensino Suzuki

Sou professor de Violão e Teoria Musical em Belo Horizonte, Minas Gerais desde 2005 quando conclui o Bacharelado em Violão pela UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais).

Há 1 ano e meio atrás conheci a Metodologia Suzuki através do Curso de Filosofia com a Professora Capacitadora do Método Renata Pereira em São Paulo e foi uma experiência transformadora para mim.

Fazer esse Curso de “Filosofia Suzuki” foi importante para conhecer com mais propriedade o que é o método e como ele deve ser aplicado. Já tinha ouvido falar sobre ele, mas de maneira superficial e sem muito aprofundamento, somente recebia as impressões hora positivas, horas negativas dos meus colegas professores de música que de alguma forma haviam tido contato com o método. Tudo aquilo que eu já tinha lido a respeito, mesmo o que me foi falado inclusive na Universidade de Música, não tem comparação com a qualidade das informações e exemplo de ensino que aprendi naqueles 4 dias intensos de curso. Saí com a impressão de que o Método Suzuki não é bem conhecido e devidamente estudado pelos professores de música e pesquisadores da academia. Depois te ter feito esse curso inicial e ver na prática como o método deve ser aplicado, minha visão sobre o ensino e didática musical se ampliou muito e renovou em mim a vontade de encontrar práticas criativas para o ensino de música.
Muito mais do que uma coletânea de músicas (populares e eruditas), a aplicação da Metodologia Suzuki tendo como base a sua Filosofia de Ensino.
No início desse ano de 2017, fiz o Volume 01 de Violão Suzuki em Lima no Peru, com a excelente Professora Diana Chagalj de La Plata, Argentina. Foram 7 dias intensos de curso somente sobre o volume 01, destinado aos alunos que começam com o violão. Até então, para mim era inviável começar o violão com alunos de 4 ou 5 anos, depois desse curso vi que não só é possível como existe uma didática e abordagem lúdica e eficiente para essa idade. Assisti a inúmeros exemplos de aulas (individuais ou em grupo) em vídeo e presenciais que mostraram claramente com é possível ensinar violão com uma didática muito criativa e motivadora. Aprendi muito com a professora Diana.
Atualmente tenho alunos Suzuki na Escola ECOS CENTRO MUSICAL. Divido com eles os desafios e as descobertas de aprender e ensinar música, mas sempre tentando manter em mim a Alegria que sempre me acompanhou desde quando lá atrás decidi seguir na Música, essa arte tão fascinante que preenche tanto a nossa vida.

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑