Por que o Método Suzuki?

O método foi desenvolvido por Shinichi Suzuki (1898-1998).

O Método Suzuki trás consigo toda uma Filosofia de Educação através da música. Sua didática trabalha a partir da ideia de que todos, sem exceção, podem aprender a linguagem musical da mesma forma que aprenderam a língua materna.

Trabalhos como os da Professora Renata Pereira e Shinobo Seito em São Paulo e da Professora Diana Chagalj e Eduardo Ludueña na Argentina (professores com quem tive contato) dão exemplos claros de como o método é interessante, não só pelos resultados eficazes da aprendizagem musical, como também pela capacitação contínua de professores que ele oferece, promovendo rica troca de experiências e atiçando a curiosidade e criatividade daqueles que trabalham dia a dia com o ensino da música.

Para ter uma melhor compreensão do método e como ele deve ser aplicado, é importante fazer o curso de Filosofia Suzuki com alguns dos professores autorizados pela Associação Suzuki das Américas (SSA) (https://suzukiassociation.org/).

Tudo o que havia lido ou ouvido falar sobre o método não se compara com a qualidade das informações do curso de filosofia que geralmente tem duração de quatro dias. Coerentemente o Curso de Filosofia Suzuki é pré-requisito para que o professor possa fazer os cursos dos livros de Instrumento, sendo que os livros 1, 2 e 3 devem ser feitos seguidamente, nesses cursos são abordados aspectos técnicos da aprendizagem musical para cada instrumento específico. Há outros cursos complementares que também são oferecidos como: “Pré-estrelinha”, “Estratégias de Ensino”, “Prática de Leitura Musical”, “Sensibilização Musical de 0 a 3 anos” entre outros.

Quais são os objetivos para uma aula de música? Como ensinar violão para uma criança de 4 anos? O que fazer para que os alunos repitam um trecho musical sem ser chato? O fazer para os alunos estudarem em casa todos os dias? Como fazer para os pais participarem das aulas? Como fazer para que os pais saibam a importância do ensino musical? Em uma performance musical, o que é importante observar no aluno? Em uma aula de música, o que é importante observar na didática do professor? Como ensinar respeito e compromisso através da música?

Bom método é aquele que nos propõe perguntas desafiadoras, porque a partir delas já começamos a pensar nas respostas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: