Qual o tamanho do Violão?

Uma pergunta fundamental para começar a estudar o violão!

O tamanho do instrumento tem relação direta com a postura da criança para tocar. É fundamental ter um tamanho de violão adequado desde o início dos estudos na primeira aula, para se evitar qualquer tipo problema físico futuro.

Fazendo uma rápida pesquisa no mercado de violões pela internet encontramos algumas indicações de tamanhos de violão, mas ainda há pouca informação e clareza dos fabricantes gerando sempre dúvidas nos pais na hora de comprar o instrumento para os seus filhos.

Aqui vai o que eu encontrei e aquilo que tenho observado a partir da experiência de dar aulas de violão para crianças a partir de 3 anos de idade, porém:

Cada criança é uma criança, ou seja, apesar das indicações gerais de tamanho e idade tudo depende das proporções da criança (altura, tamanho do troco e braços) e claro do tamanho do violão (da cabeça até a extremidade da caixa). Os pais devem solicitar a indicação precisa do professor.

Violão Infantil Michael Série Antares:

Tipo 1/2 (meio) Tamanho: 34″ (86 cm) Crianças de 3 e 4 anos. Observações: Tenho alunos de 3 e 4 anos que usam esse instrumento. Somente a partir desse ano de 2017 passei a indicar esse Violão Michael dessa série, conheci esse instrumento no Congresso CAEM 2017, tem um bom acabamento, sonoridade e custo-benefício.

Tipo 3/4 (três quartos) Tamanho: 36″ (92 cm) Crianças de 5 e 6 anos.

Tipo: 4/4 (quatro quartos) Tamanho: 39″ (99 cm) Crianças a partir de 7 anos.

Violão Infantil Giannini Série Start

Tipo NR (menor instrumento que encontrei). Tamanho: 30″ (76 cm) Crianças de 3 e 4 anos. Observações: Tenho alunos que usam esse instrumento.

Tipo NR4 Tamanho: 34″ (86 cm) Crianças de 5 e 6 anos

Tipo NR6 Tamanho: 36″ (92 cm) Crianças a partir de 7 anos.

Violão Di Giorgio Série Piccolo

Tipo Piccolo. Há somente um tipo de violão infantil. O site não informa o tamanho total do instrumento (de uma extremidade a outra) informa o tamanho da escala, ou “braço” do violão que é de 55 cm. Observações: Não tenho alunos que usam esse instrumento e não tive a oportunidade de conhecer, não posso opinar sobre a qualidade.

Violão Shelby Kids U2

Tipo SNK66 Tamanho: 34″ (86 cm) Crianças de 3 e 4 anos

Tipo SNK66 Tamanho: 36″ (92 cm) Crianças de 5 e 6 anos. Observações: Tem um interessante conjunto de 6 cordas coloridas. Não tenho alunos que usam esse instrumento e não tive a oportunidade de conhecer, não posso opinar sobre a qualidade.

Violão Tagima

Tipo: Kids. Há somente um tipo de violão infantil. O site não informa o tamanho total do instrumento (de uma extremidade a outra) informa o tamanho da escala, ou “braço” do violão que é de 42 cm. Observações: Não tenho alunos que usam esse instrumento e não tive a oportunidade de conhecer, não posso opinar sobre a qualidade.

A madeira do tampo dos violões Michael, segundo o site, são de Spruce, os violões Giannini são de Liden, os Di Giorgio são de Oregon Pine. No site da Shelby e Tagima não informam o tipo de madeira. Isso é importante porque a qualidade da madeira do tampo do violão é fundamental para a sonoridade do instrumento e é claro, quanto mais nobre o tipo de madeira mais caro também será o instrumento.

Tenho um violão do Luthier (profissional da construção de instrumentos) Antônio de Pádua Gomide (Viçosa, Minas Gerais) é um sonho de instrumento!

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: