Acontece assim: O aluno (geralmente entre 03 e 05 anos) chega para fazer a aula no horário previsto e de repente diz:
“Eu não quero fazer a aula” “Não quero, não quero, não quero…”
Em alguns casos a criança grita, esperneia, chora e daí pra mais…
O importante é orientar aos pais das crianças dessa faixa etária que isso pode acontecer e é absolutamente normal, faz parte do desenvolvimento e da aprendizagem dos filhos. Compreender isso antecipadamente ajuda para que ninguém passe raiva ou fique constrangido.
A melhor maneira que tenho encontrado para lidar com a chamada “pirraça” dos pequenos me foi passada em um texto do Professor Edward Kreitman https://suzukiassociation.org/people/edward-kreitman/ aonde ele coloca que “a maioria das crianças eventualmente decide “testar” o comportamento na aula para descobrir exatamente do que elas vão conseguir se safar. Quando isso acontece, pai e professor têm a oportunidade de ensinar à criança que tudo bem ela manipular a aula, gastando o precioso tempo de todos, e o dinheiro dos pais, ou podemos ensiná-la qual comportamento é inapropriado e inaceitável”.
A “pirraça” na verdade é uma oportunidade para ensinar a criança qual o melhor comportamento que se deve ter durante as aulas.
O professor Kreitman acrescenta: “Se permitirmos que esse tipo de atividade fique acontecendo nas nossas salas, a criança irá aprender que consegue controlar a aula”.
O plano para essa aula é: “Primeiro peço ao pai para levar a criança para fora do estúdio e conversar com ela. Ver se a criança precisa de um copo de água, ir ao banheiro, ou qualquer outra coisa, para mudar o comportamento. Se isso não funcionar, nós concordamos que o pai imediatamente irá embora do estúdio, sem discussão. Geralmente eu digo algo como “parece que hoje é o dia” com um sorriso”.
A primeira vista o aluno perdeu a aula, mas na verdade ele está tendo uma verdadeira aula sobre comportamento: “Nós simplesmente estamos caminhando juntos em um procedimento necessário, o que trará uma mudança bastante positiva no comportamento da criança”.
Só mesmo um milhão de dólares para pagar uma aula tão valiosa!
Outro artigo que recomendo a leitura sobre esse comportamento dos filhos e o modo como devemos agir é: http://www.psicoafins.com.br/seu-filho-faz-birra/
Vale muito a pena ler!
Deixe um comentário