Aula de Um Milhão de Dólares!

Acontece assim: O aluno (geralmente entre 03 e 05 anos) chega para fazer a aula no horário previsto e de repente diz:

“Eu não quero fazer a aula” “Não quero, não quero, não quero…”

Em alguns casos a criança grita, esperneia, chora e daí pra mais…

O importante é orientar aos pais das crianças dessa faixa etária que isso pode acontecer e é absolutamente normal, faz parte do desenvolvimento e da aprendizagem dos filhos. Compreender isso antecipadamente ajuda para que ninguém passe raiva ou fique constrangido.

A melhor maneira que tenho encontrado para lidar com a chamada “pirraça” dos pequenos me foi passada em um texto do Professor Edward Kreitman https://suzukiassociation.org/people/edward-kreitman/ aonde ele coloca que “a maioria das crianças eventualmente decide “testar” o comportamento na aula para descobrir exatamente do que elas vão conseguir se safar. Quando isso acontece, pai e professor têm a oportunidade de ensinar à criança que tudo bem ela manipular a aula, gastando o precioso tempo de todos, e o dinheiro dos pais, ou podemos ensiná-la qual comportamento é inapropriado e inaceitável”.

A “pirraça” na verdade é uma oportunidade para ensinar a criança qual o melhor comportamento que se deve ter durante as aulas.

O professor Kreitman acrescenta: “Se permitirmos que esse tipo de atividade fique acontecendo nas nossas salas, a criança irá aprender que consegue controlar a aula”.

O plano para essa aula é: “Primeiro peço ao pai para levar a criança para fora do estúdio e conversar com ela. Ver se a criança precisa de um copo de água, ir ao banheiro, ou qualquer outra coisa, para mudar o comportamento. Se isso não funcionar, nós concordamos que o pai imediatamente irá embora do estúdio, sem discussão. Geralmente eu digo algo como “parece que hoje é o dia” com um sorriso”.

A primeira vista o aluno perdeu a aula, mas na verdade ele está tendo uma verdadeira aula sobre comportamento: “Nós simplesmente estamos caminhando juntos em um procedimento necessário, o que trará uma mudança bastante positiva no comportamento da criança”.

Só mesmo um milhão de dólares para pagar uma aula tão valiosa!

Outro artigo que recomendo a leitura sobre esse comportamento dos filhos e o modo como devemos agir é: http://www.psicoafins.com.br/seu-filho-faz-birra/

Vale muito a pena ler!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: