Os pais são as primeiras referências que temos na vida e muitas vezes esses modelos nos acompanham muito além da idade adulta.
A desenvolvimento educacional dos filhos é muito melhor quando é acompanhado diretamente pelos pais ou responsáveis. Seja porque um bom ambiente familiar aonde os pais também gostam de estudar e aprender, ou seja porque o filho se sente acolhido uma vez que percebe que o que está aprendendo faz parte do seu cotidiano e está presente de forma integrada na sua casa e no seu ambiente.
Quando os pais estão presentes na aula, o professor ganha um importante aliado na educação do aluno. A aprendizagem não termina quando acaba a aula, ela continua em casa, na observação atenta dos pais, reforçando os pontos trabalhados na sala e garantindo a importância do aprendizado gradual, contínuo e assistido.
A experiência do professor se enriquece muito, ver um aluno aprendendo já é fascinante e proporcionar isso também para os pais que assistem seus filhos, faz com que a aula ganhe novos significados para a educação e pra vida.
No curso de Filosofia Suzuki que fiz com a professora Renata Pereira, ela usou um vídeo marcante sobre a “participação dos pais” no processo de aprendizagem dos filhos, independentemente de ser um vídeo de propaganda, ele toca em cheio nessa questão tão importante para o ensino de qualquer coisa, Matemática, Português, Cultura ou mesmo Música. Vale muito a pena ver:
O Segredo: https://youtu.be/1MqOhUUWd1M
Outro texto sobre a participação dos pais:
http://www.escolavillare.com.br/a-importancia-da-participacao-dos-pais-na-vida-escolar-dos-filhos/
Deixe um comentário