Quais os pontos principais do Método Suzuki?

Os pontos principais da metodologia Suzuki são:

  1. O Ensino: A aprendizagem começa com o exemplo, daí a necessidade da participação efetiva dos pais inclusive na sala de aula. A presença deles na sala de aula pode ajudar a estabelecer um verdadeiro elo do aluno e a música. Quando pais ajudam os professores o resultado da educação vem muito mais rápido e é claro que isso serve para qualquer tipo aprendizagem, inclusive para o ensino regular.
  1. A Repetição: “Repetir, repetir até ficar diferente, a repetição é a arte do estilo” (Manuel de Barros). A repetição é fundamental para assimilação do conteúdo e isso não tem nada a ver com monotonia entediante, a repetição deve estimular a criatividade da criança e do professor encontrando maneiras diferentes para o reconhecimento da prática musical.
  1. Ouvir: Muito importante ouvir exemplos gravados das músicas para que o aluno tenha sempre uma boa referência e para que ele também estimule a imitação.
  1. Ver: A criança observa os hábitos dos adultos, dos pais, parentes e do professor, isso será determinante para seu tipo de comportamento.
  1. Imitação: A criança de forma natural imita a mãe, o pai e os adultos que convivem com ela, daí a importância de sempre o quanto antes cultivar bons hábitos.
  1. Habilidade: Não existe talento natural, o talento é uma conquista diária e consciente feita através de muito estudo e dedicação, é “Habilidade + 10.000 vezes repetições” (Suzuki).
  1. Inteligência: A criança muitas vezes tem a sua inteligência subestimada pelos adultos. Tratar a criança com um ser igual (de possibilidades) é importante para estabelecer uma relação de respeito, aonde a criança aprende a respeitar o professor não porque ele tem uma postura impositiva ou autoritária, mas porque também respeita os outros com quem convive.
  1. Memória: O ouvido da criança é desenvolvido juntamente com a sua memória. A criança pode aprender a tocar música sem saber ler partitura do mesmo modo que ela aprende a falar muito antes de saber ler.
  1. Entender: A criança aprende a associar a partitura com aquilo que toca ou escuta, compreendendo e reconhecendo o sentido musical.
  1. Emocional: “O caráter vem primeiro, depois a música” (Suzuki) A ideia de que um método pode formar não apenas músicos, mas também pessoas, isso eleva e dá novo sentido ao papel do professor de música na nossa sociedade, atribuindo ao seu trabalho um poder de real e edificante transformação das pessoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: