Mil cumprimentos? Deve ser brincadeira?

Mil cumprimentos? Deve ser brincadeira?

Autora: Barbara Balatero

https://suzukiassociation.org/news/author/barbara-balatero/

Tradução: Adonay das Neves

https://suzukiassociation.org/news/mil-sauda-es-deve-ser-brincadeira/

Quando eu tenho um novo aluno de violoncelo, uma das primeiras tarefas que eu dou a ele é: fazer 1.000 saudações ou cumprimentos! Eu não permito que meus alunos coloquem o arco na corda do violoncelo até que isso seja realizado. Então, na lição, preparamos cuidadosamente a pressão do arco, me certifico de que os pais e as crianças compreenderam, e no final da aula eles retornam para casa com a grande tarefa de fazer 1.000 saudações.

Geralmente, na próxima aula, quando pergunto quantas saudações eles fizeram, os pais dizem com bastante orgulho, “7!” ou “8!” ou talvez, “10!”. Depois de dar os parabéns, nós fazemos alguns cálculos e combinamos que isso será nossa “taxa”, fazendo 10 cumprimentos por semana, levaremos uns 2 anos para alcansar a meta, cumprimentando sempre antes de fazer qualquer som no violoncelo.

Assim, o estudo da música começa com seriedade.

Precisamos encontrar maneiras de fazer com que isso aconteça e de um jeito prazeroso. Antes de ter essa conversa, tive que preparar e pensar por muitos anos refletindo sobre o que havia funcionado com os meus dois filhos. Meu filho realmente amava macarrão e queijo. Aqui temos 1.000 pedaços de macarrão, e toda vez que você fizer uma saudação, você pode colocar um pedaço de macarrão no pote até que todos os macarrões estejam lá e, em seguida, toda a família possa ter um delicioso prato de macarrão e queijo, graças à criança que fez todo o trabalho.

É bom fazer saudações para as pessoas que te amam. Cinco para a mamãe, cinco para o papai, cinco para a sua irmã, cinco para o seu irmão, cinco para o tio Charlie, cinco para a tia Mary, e os seus primos?

Algumas crianças gostam de fazer saudações em lugares estranhos. Sob a cama, no beliche de cima, dentro da banheira, atrás da cortina. A mãe tem que ir com eles, é claro que isso é muito divertido. Às vezes, é bom passear pela casa e fazer um certo número de cumprimentos em cada quarto. Cerca de 10 na cozinha? 10 na sala? 10 no quarto, no banheiro, atrás da casa, fora da casa?

Minha filha estava louca por animais, e era capaz de fazer qualquer coisa por eles. Eu poderia dizer: “Ah, a girafa quer ver 10 belas saudações. Ela faria isso pela girafa. “Ah, o elefante gostaria de ver 10 também! E agora a zebra está dizendo “Oh, você poderia fazer 10 belas saudações? Aí vem o leão, o rei da selva, e é claro que ele quer os seus cumprimentos também.

Você pode jogar dados e fazer o número de repetições que sair. Muitas crianças gostam de usar “spinners” (brinquedos giratórios); Você pode usar um desses em um jogo. Você pode usar o dinheiro do “Monopoly” (jogo de tabuleiro), um 5 para cinco saudações, ou 10 para 10, e ao acumulá-los, você pode somar e fazer 100.

Você pode desenhar uma imagem, adicionando uma linha para cada repetição. Você não precisa ser um grande artista para fazer isso. As crianças adoram aqueles desenhos “ponto a ponto”. Você pode baixá-los da internet. Cada repetição que o aluno fizer, conecta uma linha de um ponto a outro, até que ele tenha completado o desenho.

Meus filhos adoram quando eu conto histórias. Eu pararia em um momento chave do texto, e eu não continuaria até que eles tivessem feito um determinado número de saudações. “A Tartaruga Ninja, dominava agora toda a cidade, caminhava pela estrada quando de repente…” (O cumprimento é feito nesse momento) “Pluft, caiu na lagoa”.

Às vezes eu ia ao redor da casa e colocava um monte de diferentes objetos em um saco, e meus filhos teriam que retirar cada objeto e fazer uma saudação com eles. Uma varinha mágica, uma cenoura, uma colher de madeira, uma colher de sorvete, um pedaço de salsão, marcadores, velas, chaves de fenda, uma abobrinha, um bastão de cola e muitos outros objetos que você pode encontrar em casa.

Com meu filho, fiz um colar de “sucrilhos” (sereias) uma vez. Eu não acho que foi para fazer saudações, ele estava repetindo outra coisa. Toda vez que ele fazia uma repetição, acrescentávamos um sucrilho a um fio elástico, e quando ele já tinha muitos pedaços, nós fazíamos um nó, e ele podia andar pela casa com o colar, comendo os sucrilhos à vontade, ele adorava. Algumas crianças gostam de fazer caretas, e enquanto fazem uma careta, realizam um determinado número de cumprimentos. Minha filha gostava de fazer três saudações em cada passo que dava na escada que levava do primeiro ao segundo andar da nossa casa. Quatorze degraus, dava mais de 40 saudações. Ela podia escolher se começava de baixo para cima ou de cima para baixo. Você pode fazer montagens com “Legos”. Adicione um lego cada vez que seu filho, ou aluno fizer uma repetição. Você pode construir algo em blocos maiores. Defina um tempo em um cronômetro ou temporizador de cozinha, e quando começar, a criança deve correr, pegar o arco e fazer um número determinado de repetições. É bom deixar o arco para fora, onde seja seguro, isso pode ser muito útil para fazer repetições. Também é interessante ver quantas saudações o aluno consegue fazer antes que o tempo acabe.

Meus filhos fariam qualquer coisa pelos bonequinhos de macaco. Eu acho que eles tem uns 18 em um pote. Nós costumávamos pendurá-los na estante de música. E quando eles tinham todos os 18 em uma corrente, eles poderiam colocá-los de volta no pote. Você poderia montar um dominó toda vez que fisessem uma repetição, montar uma série de peças e quando tiver uma certa quantia, eles podem decidir quantos, você brincando, empurraria todos para montar de novo. Algumas crianças gostam de entrar em um armário escuro com a mamãe e fazer um certo número de cumprimentos usando uma lanterna, brincando com o movimento da luz ao cumprimentarem. Talvez isso não agrade a todos os pais, mas meus filhos gostam de acordar antes da gente. Eles gostavam de nos acordar fazendo algumas saudações. Minha filha adora animais. Ela tinha sua coleção de pequenos pôneis. Nós colocamos uma tigela de sereais para os pôneis, eles sempre estavam com fome todas as manhãs, e colocávamos isso sob a mesa, cada vez que ela fizesse uma repetição, o pônei se aproximaria um pouco mais do café da manhã até que ele finalmente conseguiria comer. Quando minha filha era uma estudante pré-suzuki, ainda usávamos LPs (vinil) para ouvir as músicas Suzuki. Então vieram as fitas cassetes, e agora CDs. Um dia a agulha da vitrola ficou presa, e ficou repetindo as mesmas notas, então ela disse: “Mãe, está praticando!”.  No final desse projeto das 1.000 saudações, não só temos um lindo gesto de cumprimento, mas o mais importante, temos um pai e uma criança que aprenderam a  trabalhar juntos. Preparados para muitas dessas tarefas no futuro, e a consciência de que é preciso muitas repetições para desenvolver uma habilidade.

Tenho certeza que você irá encontrar muitas idéias criativas também. Aproveite a viagem e acima de tudo, seja feliz.viagem e acima de tudo, seja feliz.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: